O general Bruno Mauricio de Zabala nasceu na Espanha (Durango) em 06 de outubro de 1682. Participou da Guerra de Sucessão Espanhola ao lado de Felipe V - esta guerra defendia o direito de sucessão da coroa espanhola depois da morte do último monarca da Casa de Habsburgo, Carlos II da Espanha, que não deixou herdeiros com sua união com a rainha Maria Luisa d'Orleães, da qual pertencia à Família Real Francesa - e que desta forma nomearia por testamento o neto de Luis XIV da França (justamente Felipe V).
A importância de Zabala no Uruguai se dá porque justamente porque ele em 1717 foi nomeado General do Rio da Prata, onde lutou contra os portugueses que queriam se apossar das margens orientais do rio. Levantou um forte em 1726 que mais tarde originaria a cidade Santiago de Montevideo, futura capital do Uruguai; por este motivo ele é considerado o Fundador de Montevideo.
Este monumento fica em uma praça cujo nome é uma homenagem ao general - Plaza Zabala - ela é uma das poucas praças que ainda se avista grades e portões de ferro e fica localizada onde anteriormente era o forte de Montevideo - que fora demolido no final de 1878 durante a ditadura do Coronel Lorenzo Latorre, que desejou construir ali uma praça pública. Durante 12 anos (de 1878 a 1890), o lugar ficou abandonado, sendo apenas um terreno baldio! A praça finalmente inaugurada em dezembro de 1890 só veio contar com a estátua equestre de Bruno Zabala em 27 de dezembro de 1931
A rua que circunda a praça chama-se Circunvalación Durango, em homenagem a cidade natal de Zabala.