31/05/2011

Aéreas - GRU/Serra da Mantiqueira

Saindo do Aeroporto de Guarulhos - SP em direção a São Luiz

Conhecido por o "Himalaya Brasileiro", a Serra da Mantiqueira é uma das mais extensas áreas de proteção ambiental. Nela se encontram quatro dos dez picos mais altos do Brasil que se estendem por três estados do Brasil:  São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. É uma das maiores e mais importantes cadeias montanhosas do sudeste brasileiro além de ser a maior província de água mineral do planeta em quantidade e qualidade. Mantiqueira é um nome indígena que no seu significado diz "serra que chora" ou ainda "lugar onde nascem as águas". Através dela surgem diversas bacias hidrográficas que abastecem pequenas cidades e grandes centros urbanos.

A Serra da Mantiqueira tem uma vasta diversidade em seu ecossistema. Nela podemos encontrar espécies em extinção como o lobo guará, a lontra, a onça parda, o papagaio de peito rouxo, esquilo, tucano, macaco sauá entre outros. Ainda nela vivem cablocos que seguem as tradições indígenas que mantém enorme importância para estudos no campo antropológico e cultural existentes no Brasil.

Devido à altitude, é comum ver no inverno a ocorrência de névoa e geada no começo da manhã. Nos picos mais elevados da serra, o frio pode ser mais intenso e as temperaturas podem ser negativas. A sua altura mais alta se encontra na Pedra da Mina com 2.798,38m e a mais baixa se encontra na Sapucaí-Mirim com aproximadamente 950m.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário