31/05/2011

As Muitas Faces de São Paulo - Mercado Municipal


Parada obrigatória não apenas para turistas, mas para residentes paulistanos - O Mercado Municipal de São Paulo, popularmente conhecido como Mercadão  - antes de sua inauguração em 1933 foi tomado pelas Tropas Militares Paulista que ocupou o Prédio por ele ser na época a maior edificação existente em São Paulo.  

O Mercadão surgiu em uma época em que São Paulo não possuía muitos edificios públicos. A crescente economia gerada em função da cana-de-açucar e o café industrializado criou a necessidade de se ter um espaço para os comerciantes da região. O edificío projetado e construido por Ramos de Azevedo teve em sua arquitetura a influência do estilo eclético. Vitrais que mostram vários aspectos da produção alimentícia da época foram inicialmente depredados pelos militares que, sem terem conhecimento da importância destes, treinavam tiro ao alvo nas pessoas desenhadas.

O Mercadão que tinha em seu entorno o Rio Tamanduateí e a Ferrovia da Cantareira serviu inclusive de hangar para alguns aviões (hidroaviões que utilizavam o rio como pista para levantar vôo). 

Dentro do Mercadão, os militares passaram a estocar armamentos e munições mantendo suas tropas no local por três meses, em uma guerra que deixou de saldo mais de mil mortos.

Atualmente o Mercadão serve como entreposto comercial de atacado e varejo, especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e outros produtos alimentícios. Para se ter uma idéia do movimento que o Mercadão possui, atualmente ele abriga mais de 1.500 funcionários que juntos, movimentam mais de 350 toneladas de alimentos por dia em seus mais de 290 boxes. O prédio ocupa um espaço de 12.600 metros quadrados de área construída dentro do centro velho de São Paulo, e é um dos mais tradicionais pontos gourmet da cidade.

Ele foi totalmente reformado em 2004, na gestão da prefeita Marta Suplicy, tendo vitrais e fachadas recuperadas. Ainda nesta mesma reforma, houve uma ampliação dentro do mercadão com a construção de um mezanino que hoje abriga o espaço gourmet, um local com diversos comerciantes que fazem jus a fama dos famosos sanduiches de mortadela e do bolinho de bacalhau.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário