22/05/2013

Castelão - Copa das Confederações 2013

Não irei me alongar no assunto quanto a mobilidade urbana planejada para o Castelão, principalmente visando a Copa das Confederações.... só irei lembrar junto aos meus "leitores" de que ele foi o primeiro estádio a ficar "pronto" para a Copa de 2014 mas está longe de servir de exemplo a ser seguido!


Há muito tempo ameaço passar perto dele para verificar como ficou o seu entorno... E na parte da tarde de ontem, 21/05/2013, ou seja, a menos de um mês da realização da Copa das Confederações, este belíssimo estádio que receberá jogos como Brasil e México se encontra ainda em obras. Não sou engenheiro nem arquiteto mas, olhando para minhas fotos, acredito que posso dizer que o cronograma esta bem "atrasado" quanto ao que não somente eu como toda a população cearense acreditava encontrar!

Caminho em direção ao Castelão - foto 01
Caminho em direção ao Castelão - foto 02 
Será que sou pessimista demais ou o as obras do entorno do estádio é que sempre foram otimistas demais? Será que nunca existiu a expressão "deadline" junto às construtoras? Ontem, oficialmente o estádio foi entregue para a FIFA que assume durante o período da Copa das Confederações toda a segurança interna e externa do estádio... O que será que eles andam falando de nossa organização?

Vista lateral - Portões de Entrada

Símbolo da Copa ao Fundo - lateral do estádio

Obras em frente ao estádio... como pode?
Acorda Brasil.... 

14/05/2013

Casarão do Português - Fortaleza

Ao longo da Avenida José Bastos entre diversos estabelecimentos comerciais e alguns terrenos abandonados, encontra-se a Casa do Português ou também conhecido Prédio do Cardoso. Com inauguração em 1950, o casarão foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal pela Funcet (Fundação de Cultura Esporte e Turismo) do Ceará.

Seu proprietário, José Maria Cardoso, foi um rico comerciante português que fez fortuna vendendo lenha de sua madeireira para as antigas companhias Light e RVC (Rede de Viação Cearense). Por muito tempo, a casa foi considerada um simbolo de ostentação e também de cartão postal da cidade. Dizem que o intuito do português era abrigar toda a sua família neste casarão mas, por mais que ela crescesse, nunca foi ocupada totalmente. 

Olhando de frente a primeira impressão que temos é de uma ampla casa com três andares que possui duas rampas laterais que davam acesso ao topo da casa. Porém, olhando de lado é que percebemos que existe ainda mais um pavimento, totalizando assim quatro andares sendo este último, a garagem localizada no topo da construção. 

O terceiro andar da casa foi alugado após a morte do filho do português, que se suicidou do último andar. O empresário Paulo de Tarso ali  fez a Boate Portuguesa ainda com a família de José Maria Cardoso residindo  nos dois primeiros andares. Mas de acordo com moradores antigos da região, a boate serviu apenas de fachada porque ali funcionava na realidade um bordel. Aos que duvidam dessa estória, basta procurar José Ivan  Fernandes, residente e responsável pela administração do casarão a nove anos que afirma que os quartos do terceiro andar são todos numerados - demonstrando assim uma forma de organização do local.

Após o fechamento da boate, o casarão serviu de sede da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará) entre os anos de 1965 a 1984. Após essa data o casarão abrigou ainda um estacionamento e uma oficina e depois virou um cortiço. Atualmente, onze famílias moram no local cabendo a eles o pagamento das contas de água e luz utilizados. Os atuais proprietários visitam o local com certa frequência e pedem para que os moradores não permitam entradas de novas famílias no local.

A coincidência fica por conta da placa na entrada principal - Intitulada de Vila Santo Antonio. A casa recebeu essa homenagem por conta da grande devoção que José Maria Cardoso tinha pelo Padroeiro dos Pobres - que por ironia, hoje são os atuais habitantes do local!

10/05/2013

Fugindo um pouco do tradicional (postagens em cima de fotos que tiro), coloco por aqui uma paródia da música Faroeste Caboclo do Legião Urbana, postado no site de vídeos youtube pelo usuário "Perda Total Brasil" no último dia 07/05/2013.

 
Para quem desejar assistir direto no site o link do vídeo é o https://www.youtube.com/watch?v=zscit1AkWHc

O vídeo Draw my life Lula é uma crítica pertinente junto a trajetória do nosso ex-presidente Lula, o homem que nunca sabia de nada....

Em pouco mais de 9 minutos, é possível absorver como o nosso Brasil pode ser um país de incoerências! O sindicalista que nunca concluiu o ensino médio têm contradições inexplicáveis de gratificações e títulos que ficam difíceis para entendimento junto a qualquer outro cidadão brasileiro que luta dia-a-dia para conseguir o seu suado ordenado.

Você sabia que Lula recebe aposentadoria como "anistiado político" porque na década de 80, no regime de ditadura, ele perdeu seus direitos políticos (era presidente do sindicato dos metalúrgicos); além de possuir aposentadoria de deputado federal (onde se elegeu uma única vez) e a aposentadoria de ex-presidente?

Acredita que ele possui prêmios como "Amigo do Livro" da Câmara Brasileira do Livro, Don Quixote de la Mancha (Espanha), Prêmio pela Paz (Unesco), Homem do ano (Jornal Le Monde), Personalidade do ano 2009 (Jornal El País), Chatham House 2009 (Reino Unido)?

E a maior das contradições para mim ... não consigo entender qual o critério utilizado para que Lula fosse condecorado como Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Coimbra (Portugal) e pelo Institut d'études politiques de Paris... Está certo, não é necessário possuir diploma universitário para receber tal honraria, mas explicar como o nosso ex-presidente conseguiu que a escola de Paris - uma escola pública de ensino superior que têm por objetivo o desenvolvimento da elite francesa - e têm como ex-alunos personalidades como Sarkozy, Jacques Chirac e o atual presidente François Hollande - desse privilégios e tratamento iguais como estes cidadãos que suaram a camisa para obter um doutorado acadêmico está além da minha capacidade de compreensão ...

Enfim, toda esse desabafo foi para complementar a indignação em ver que o nosso ex-presidente Lula voltou ao cenário político um ano e meio antes das eleições presidenciais, apresentando ao lado da atual presidente Dilma os 10 anos de governo do PT como conteúdo eleitoral, utilizando a máquina administrativa do governo.  Justo ele, que tanto criticou antigos partidos políticos que se revezavam no poder (PMDB e PSDB) parece que se perdeu diante do glamour que o cargo principal do país pode trazer...

As eleições estão ai ... e Lula vai tentar reeleger, através do seu populismo, novamente Dilma. Vale lembrar que ser presidente não é apenas usar uma faixa para foto oficial e fazer viagens internacionais; falar na TV que combaterá a miséria dando bolsas de subsistência (fome zero) ou criar campanhas de primeiro emprego (que morreu antes mesmo do primeiro mandato finalizar).... Ser presidente é ser responsabilizado pelos escândalos que ocorreram no país enquanto governante!

Mas como brasileiro têm memória curta, vou relembrar por aqui os escândalos que ocorreram no governo Lula entre os anos de 2003 e 2010:
- CPI Banestado (2003)
- Operação Anaconda (2003)
- Caso Waldomiro Diniz (2004)
- Banpara (2004)
- Caso Gtech (2004)
- Superfaturamento em Obras em São Paulo (2004)
- Corrupção Correios (2005)
- Escândalo do Mensalão (2005)
- Valerioduto Mineiro (2005)
- República de Ribeirão (2005)
- Dólares na cueca (2005)
- Quebra de Sigilo Caseiro Francenildo (2006)
- Escândalo dos Sanguessugas (2006)
- Aloprados (2006)
- Golpe do Inss (2007)
- Caso do Laranjal Alagoano (2007)
- Caso Schincariol (2007)
- Cheque da Gol (2007)
- Renangate Monica Veloso (2007)
- Cartões Corporativos (2008)
- Dosiê contra FHC e Ruth Cardoso (2008)
- Caso Satiagraha (2008)
- Paulinho da Força e o BNDES (2008)
- Mensalão do DEM (2009)
- Caso Lina Vieira (2009)
- Atos Secretos (2009)
- Os Novos Aloprados (2010)
- Bancoop (2010)
- Caso Erenice (2010)

E entre os anos de 2011 e 2012, no Governo Dilma, sucessora de Lula, tivemos os seguintes escândalos:
- Palocci Consultor (2011)
- Escândalo nos Transportes (2011)
- Escândalo na Agricultura (2011)
- Escândalo no Turismo (2011)
- Escândalo em Cidades (2011)
- Escândalo no Esporte (2011)
- Escândalo no Trabalho (2011)
- Operação Porto Seguro (2012)
- Escândalo da Pesca (2012)
- Caso Cachoeira (2012)

E finalmente para refrescar ainda mais a memória brasileira, que tal vermos este comercial veiculado anos atrás falando sobre os amigos de Lula ?



Você lembrava destes nomes? José Dirceu (ex-Ministro da Casa Civil), Luiz Gushiken (ex-Ministro da Comunicação do Governo), Roberto Jefferson (ex-Deputado Federal e Presidente do PTB), Anderson Adauto (ex-Ministro dos Transportes), Humberto Costa (ex-Ministro da Saúde), Delúbio Soares (ex-Tesoureiro do PT), Roberto Teixeira, Paulo Kamoto, José Genoíno (ex-Deputado Federal e ex-Presidente do PT) !

Como, uma pessoa que ocupou a presidência passa por tantos escândalos e mesmo assim continua dando as cartas no poder? Estamos realmente vivendo uma democracia ou estamos iludindo a massa brasileira com os votos de cabresto? Será que o sindicalista populista que a própria mídia criou, continuará agindo como se fosse maior que a democracia e a justiça brasileira ?

E aí, até quando vamos permitir?

02/05/2013

O Simpático Fusca Herbie

Herbie - Se Meu Fusca Falasse

Outro dia passei em frente a uma concessionária Volkswagen aqui em Fortaleza e tive a surpresa de ver exposto um "fusquinha" estilo Herbie. Criado pela Disney, o Fusca Herbie possuía inteligência e era dotado de um carisma surpreendente... não tinha como não se apaixonar pelo carro.

Ao todo, foram produzidos 06 filmes - Se Meu Fusca Falasse (1º filme em 1969 e o remake em 1997); As Novas Aventuras do Fusca; Um Fusca em Monte Carlo; A Última Cruzada do Fusca e o Meu Fusca Turbinado.



Infelizmente, o "fusquinha" fotografado por mim têm pouca semelhança com o Herbie... Vou tentar descrever algumas diferenças encontradas:

1) O modelo cearense é de um Fusca provavelmente do ano de 1986 - uma das últimas unidades de produção aqui no Brasil, com as famosas lanternas Fafá de Belém - e o Herbie foi criado e estilizado em cima de um modelo do ano de 1963; para-choques, lanternas, piscas e faróis completamente diferentes...

2) A cor branco do Herbie no filme lembra mais os atuais brancos perolizados, bem diferente do branco comum do modelo que fotografei... 

3) Quanto as famosas listras e o número 53 a "cópia cearense" do primo hollywoodiano deixou a desejar no acabamento...  olhando a traseira, elas parecem estar um pouco tortas e a elipse que contém o número no capô (foto anterior) era visivelmente de uma largura maior... 


Mas mesmo com estas diferenças, não posso deixar de enaltecer a iniciativa da concessionária em expor na frente de sua loja um clone de um "antigo ícone" do cinema! Por alguns minutos admirei o fusquinha e me lembrei do tempo em que assistia sessão da tarde comendo pipoca e me entupindo de refrigerante...bons tempos!