28/09/2015

Recife Antigo visto do Parque das Esculturas Brennand

Queria tirar algumas fotos no Recife Antigo visto do Parque das Esculturas de Brennand, mas desta vez quis chegar lá de carro. E fazer este caminho no domingo foi bem tranquilo. Intuitivamente segui sempre em frente depois da praia de Boa Viagem e pensando na orla que ficava a minha direita, consegui chegar à avenida Brasília Formosa, que é a avenida que desemboca no parque. O trafego de veículos não chega a ser intenso, mas o número de vagas para estacionar por ali é pouco. 

O interessante foi descobrir algumas coisas que nunca havia reparado existirem por ali. E uma delas era o Bar do Dique, ou atualmente conhecido como restaurante Casa de Banhos. Local simples... poderia arriscar dizer que até um pouco decadente, mas como não podemos nunca nos pautar pela aparência, ouvi comentários de que apesar da simplicidade, seu preço é salgado, e seu público é formado principalmente pelos turistas que pegam os barquinhos do outro lado da margem e vêm saborear seu cardápio exclusivo de frutos do mar.

Às margens deste lado do Parque das Esculturas, existe uma grande quantidade de barcos por ali ancorados. Um deles me chamou a atenção: estava muito enferrujado e com aparência de abandonado.
Fiquei ali curtindo um pouco o momento e pensando em como seria seu visual quando ele foi para a água pela primeira vez... 

Mas como o dia estava próximo do fim, consegui tirar algumas boas fotos quase do pôr do sol. Abaixo vemos a antiga Ponte Giratória, as Torres Gêmeas e o Marco Zero com a Caixa Cultural ao fundo.  



08/09/2015

Palácio da Justiça - Recife (PE)


Caminhar pelo centro de qualquer cidade brasileira, sempre traz surpresas bacanas e belas arquiteturas! E aqui em Pernambuco não poderia ser diferente....E mesmo morando no bairro do Espinheiro, um pouco distante do centro, de minha sacada consigo ter uma visão privilegiada do Recife, que me permite inclusive avistar a cúpula deste edifício, local que desde 1930 abriga o Palácio da Justiça. 

Neste mesmo terreno existiu o antigo Palácio das Torres, local de onde Mauricio de Nassau dava seus despachos. Demolida a antiga construção dando espaço para a atual, esse prédio teve sua pedra fundamental colocada em 02 de julho de 1924, porém com suas obras finalizadas somente seis anos mais tarde. De influência arquitetônica renascentista, o grande destaque está em sua cúpula, de 45 metros de altura e considerada a mais alta do Brasil. Esta cúpula ostenta vitrais do artista alemão Heinrich Moser, um dos fundadores da escola de Belas Artes de Recife e que possui outras obras "imortalizadas", podendo elas serem admiradas na Basílica de Nossa Senhora do Carmo (vitral religioso) e no Clube Internacional do Recife (o painel "Os anfitriões").

De frente para a Praça da República, este prédio têm como vizinhos o Teatro Santa Isabel (ver foto ao lado) e o Palácio Campo das Princesas. 

Encontra-se no bairro de Santo Antônio, na ilha de Antônio Vaz.