Caminhar pelo centro de qualquer cidade brasileira, sempre traz surpresas bacanas e belas arquiteturas! E aqui em Pernambuco não poderia ser diferente....E mesmo morando no bairro do Espinheiro, um pouco distante do centro, de minha sacada consigo ter uma visão privilegiada do Recife, que me permite inclusive avistar a cúpula deste edifício, local que desde 1930 abriga o Palácio da Justiça.
Neste mesmo terreno existiu o antigo Palácio das Torres, local de onde Mauricio de Nassau dava seus despachos. Demolida a antiga construção dando espaço para a atual, esse prédio teve sua pedra fundamental colocada em 02 de julho de 1924, porém com suas obras finalizadas somente seis anos mais tarde. De influência arquitetônica renascentista, o grande destaque está em sua cúpula, de 45 metros de altura e considerada a mais alta do Brasil. Esta cúpula ostenta vitrais do artista alemão Heinrich Moser, um dos fundadores da escola de Belas Artes de Recife e que possui outras obras "imortalizadas", podendo elas serem admiradas na Basílica de Nossa Senhora do Carmo (vitral religioso) e no Clube Internacional do Recife (o painel "Os anfitriões").
De frente para a Praça da República, este prédio têm como vizinhos o Teatro Santa Isabel (ver foto ao lado) e o Palácio Campo das Princesas.
Encontra-se no bairro de Santo Antônio, na ilha de Antônio Vaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário