10/05/2011

Paixão Por Futebol - Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho

A paixão pelo futebol é nacional! Somos o país do futebol. Exportamos jogadores. Repatriamos outros tantos. Somos Campeões Mundiais Interclubes - estou falando do tricolor paulista (SPFC) lógico; e que me desculpem os corinthianos, mas para ser Campeão Mundial é preciso dar a volta ao mundo - e somos com a Seleção Brasileira considerados o melhor e mais bem sucedido futebol na história das Copas, sendo a única seleção Pentacampeã (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002)  e a única que participou de todas as edições das Copas.

Vista externa do Estádio Pacaembu

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, conhecido popularmente por Pacaembu, foi inaugurado em 27 de abril de 1940 e foi um dos estádios que sediaram jogos para a Copa do Mundo de 1950. Após 12 anos sem disputa, devido a Segunda Guerra Mundial, o Brasil foi eleito Sede da Copa e o estádio recebeu 06 jogos, sendo 03 na primeira fase, e outros 03 na fase final. O único jogo neste estádio, da seleção brasileira, foi o empate em 2x2 contra a Suiça ainda na primeira fase da competição.

O Corinthians sempre fez do Pacaembu sua casa. Por não ter um estádio que pudesse receber jogos oficiais, o mando de seus jogos sempre foi neste estádio. Foi o time paulista que mais entrou em campo. Curiosamente, seu arqui-rival São Paulo Futebol Clube, na inauguração do estádio, em 1940, entrou ostentando o nome e as cores do time, em uma época de ditadura militar da qual não se permitia ostentações de bandeiras estaduais. Porém,  como suas cores e seu nome são os mesmos que o Estado de São Paulo, locutores de rádio e público presente reagiram aplaudindo de pé o Tricolor, ocasião em que conquistou o apelido de "O Mais Querido".

O recorde oficial de público ocorreu em 25 de maio de 1942. No jogo Corinthians 3x3 São Paulo, foi registrado o total de 71.280 pagantes. Hoje, reformulado, o estádio só tem capacidade para receber 38 mil pagantes.

Outro fato interessante e histórico, a favor do SPFC no Estádio do Pacaembu ocorreu no ano de 1945... A maior goleada registrada no estádio aconteceu em um jogo disputado entre São Paulo e Jabaquara (da cidade de Santos) ocasião em que o tricolor paulista marcou 12 x 1.

Ainda dentro do Pacaembu encontra-se o Museu do Futebol, riquíssimo em detalhes e conteúdo da história do futebol mas que infelizmente não podia ser registrado em fotos em seu interior.


Vista interna do Estádio do Pacaembu

Nenhum comentário:

Postar um comentário