Visão externa de dentro do Estádio do Morumbi para a Praça Gomes Pedrosa. |
Morumbi visto do alto - Fonte http://maps.google.com/maps?ll=-23.600484,-46.720049&z=16&t=h&hl=pt-BR |
O ESTÁDIO DO MORUMBI:
Desde 1944, quando adquiriu o estadio do Canindé, o SPFC procurava um espaço maior para abrigar o seu clube. Inicialmente buscou adquirir a área que hoje se encontra o parque Ibirapuera, uma área na época considerada de muito alagamento, mas o então vereador da época, Jânio Quadros, impediu que o terreno que era de posse da prefeitura fosse doado para o clube. Com isso surgiu a necessidade de buscar um novo local. A alternativa encontrada foi uma área localizada no Jardim Leonor, que até então estava completamente desabitada e a prefeitura faria concessão do terreno. Ao mesmo tempo começava por ali um processo de loteamento para o local, que mais tarde viria a se transformar no bairro do Morumbi. Esta área porém, só foi adquirida em dezembro de 1951, e em 1952, o então presidente Cícero Pompeu de Toledo encabeçou uma corrida para que houvesse uma comissão pró-construção do Estadio do Morumbi. O projeto era ambicioso - transformar-se no maior estadio particular do mundo.
O estadio do Canindé foi vendido para a Portuguesa apenas em 1956. E parte do dinheiro da venda do estádio serviu para ajudar na construção do Morumbi.
A inauguração parcial do estádio aconteceu em 2 de outubro de 1960 quando o São Paulo Futebol Clube venceu pelo placar de 1 x 0 contra o Sporting de Lisboa.
A inauguração total do estádio, com capacidade para 120 mil espectadores aconteceu quase 10 anos mais tarde, no dia 25 de janeiro de 1970, em uma partida amistosa e de comemoração entre o SPFC e o Porto, de Portugal. O placar foi de 1x1 com um público de mais de 107 mil sendo metade deste pagantes.
LIBERTADORES:
Em 17 de julho de 1992, com um público de 105.185 pagantes no Morumbi, o SPFC venceu no tempo normal por 1 x 0 do Newell´s Old Boys levando a disputa para os pênaltis. Venceu o campeonato por 3 x 2. O técnico campeão era Telê Santana.
Em 19 de maio de 1993, jogando a 1ª partida da final no estádio do Morumbi o SPFC venceu o Universidad Católica pelo largo placar de 5 x 0. O 2º jogo da final aconteceu em 26 de maio de 1993, em Santiago, no Chile, onde o SPFC mesmo perdendo pelo placar de 2 x 0 se sagrou bicampeão, novamente com o técnico Telê Santana no comando.
No dia 14 de julho de 2005, o SPFC com um público de 71.986 pagantes no Morumbi, deu um espetáculo ao vencer o segundo jogo da final da Libertadores por um placar de 4 x 0 em cima do Atlético-PR, conquistando assim o Tricampeonato da Libertadores.
Final Libertadores - (14.07.05) SPFC 4 x 0 Atlético-PR |
RECORDE DE PÚBLICO:
O maior público registrado no Morumbi ocorreu no jogo entre Corinthians 1X2 Ponte Preta, num total de 138.032 pessoas. A sua capacidade atual devido as readequações estruturais baixou para 80 mil torcedores, o que lhe confere ainda a grandeza de ser o maior estádio particular de um clube brasileiro e o terceiro maior do país, atrás apenas do Maracanã e do Mineirão (que são estádios dos governos).
FOTOS DIVERSAS:
Jogo SPFC 2 x 1 Palmeiras - Saída dos vestiários. |
Jogo SPFC x Corinthians - Campeonato Paulista |
Símbolo SPFC dentro do Gramado. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário