17/05/2011

Conhecendo o Brasil - Belém do Pará

Em dezembro passado, conversando com minha esposa, resolvemos atingir uma meta: conhecer todos os estados do Brasil. Ao todo, são 26 estados mais o Distrito Federal. Desse total, nós dois já conhecíamos 15 cada um... então, por onde começar? Resolvemos arriscar - e a escolha foi ir para Belém do Pará. Mas o que têm em Belém? Não tinhamos idéia do iríamos encontrar! Quando comentei com meu pai que estávamos indo para Belém, a pergunta foi: mas fazer o quê por lá? Há muitos anos ele ia a trabalho, e confessou que nunca teve chance de "caminhar" pela cidade para conhecer um pouco mais!

Chegando em Belém, a cidade passou a sensação de ser um pouco "pobre"; Em alguns pontos da cidade, realmente lembramos do meu pai ... (*rs).  Mas, a viagem correu tranquila e não sentimos nenhum problema quanto a segurança. Agora, nos assustamos com o preço da cidade. Ao contrário do que imaginávamos, o custo de vida é muito alto; gastamos quase o dobro do que havíamos programado. Infelizmente Belém é mais um reflexo do Brasil, alguns com muuuuuito mesmo e a maioria com muito pouco.

Santuário Nossa Sra. de Nazaré
Enfim, pensando agora no turismo da cidade, não tem como não pensar em Belém e não associá-la ao Círio de Nazaré. É considerado a maior devoção a Nossa Senhora do Nazaré, sendo no Brasil a maior manifestação católica que reune em torno de seis milhões de pessoas. Imagine, uma cidade de um pouco mais de um milhão e trezentos mil habitantes recebendo todo esse público...Esta manifestação ocorre sempre no 2º domingo de outubro. 

Casa Das Onze Janelas
Belém é a capital do estado do Pará e pertence ao Norte do país na região Amazônica. Também conhecida por sua qualidade de vida, é considerada a melhor metrópole do Norte-Nordeste do Brasil. Belém viveu seu auge financeiro na época da borracha, onde a riqueza se instalou e sua ostentação ficou marcada na arquitetura de seus casarões e edificações que são conservados até hoje.

Estação das Docas
Alguns pontos que conhecemos foi: Theatro da Paz, o Mercado ver-o-peso, a Casa das Onze Janelas, a Estação das Docas (lembra muito Puerto Madero em Buenos Aires), Forte do Presépio, o Mangal das Graças, o Palácio Antonio Lemos, o Palacio L. Sodré, Praça do Relógio entre outros. Um final de semana que deu para conhecer muitos lugares e voltar com a sensação de quê valeu a pena arriscar ir para lá.


Museu da Arte Sacra e  Igreja Santo Alexandre fazem parte de um projeto de revitalização do Centro Histórico de Belém, sendo tombado pelo IPHAN . Em seu interior, possui um rico acervo com peças sacras de pintura, gesso, prataria e outros objetos litúrgicos.

A igreja continua sendo palco de missas e casamentos e têm em sua programação outros eventos como concertos de música e teatro.

Mangal das Garças - Restaurante Manjar das Garças e observatório ao fundo


Vitória Régia dentro do Borboletário do Mangal das Garças
Forte do Presépio
Sede do Distrito Naval de Belém - Marinha
Palácio L. Sodré
Palacio A. Lemos
vista Panoramica do forte - Praça Frei Brandão ao Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário