Não tem como não passar pela Marginal Pinheiros e não se encantar pelo cartão postal da cidade que é a Ponte Octávio Frias de Oliveira, mais conhecida como Ponte Estaiada, inaugurada no mês de maio de 2008. Sua construção levou três anos para ser finalizada.
A Ponte Estaiada recebe este nome porque se refere ao tipo de estrutura da qual foi concebida (Estais). Sua tecnologia consiste em conectar feixes de cabos de aços flexíveis a um mastro que, nesta ponte, têm por objetivo sustentar os dois trechos em curvas independentes que cruzam o rio Pinheiros, fazendo dela, única no mundo a aplicar esta tecnologia a um mesmo mastro.
Estes cabos são revestidos por um tubo amarelo de polietileno, capazes de resistir a ações dos raios ultravioletas, protegendo assim o aço contra o tempo e corrosão. Ela é capaz de suportar ventos de até 250km/h e sua altura de 138 metros equivale a um prédio de 46 andares.
Na mídia, a ponte teve destaque como cenário para o filme "Ensaio sobre a Cegueira" ainda enquanto estava em construção e, atualmente faz parte dos telejornais SPTV e Bom dia Brasil da TV Globo, que têm em seus estúdios, a vista direta para ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário