15/07/2012

Centro Cultural Caixa

Fortaleza ainda é uma capital carente de opções culturais, porém essa realidade está aos poucos mudando...

Hoje à tarde, fui ao Dragão do Mar tomar um café na "Cafeteria Santa Clara" quando me deparei com uma placa dizendo: "Centro Cultural da Caixa" no antigo prédio da Alfândega. Parecia aberto! Vi os guardas na portaria e perguntei qual o horário de funcionamento. E para minha grata surpresa, estava aberto e o horário de visitação iria até as 20:00h.

O local que foi tombado pelo Patrimônio Histórico - foi restaurado em uma parceria do Governo do Estado do CE com a Caixa (estima-se em R$ 15 milhões o total gasto na obra) - já foi sede da Receita Federal e também uma agência da Caixa. Atualmente conta com uma sala de teatro com 190 lugares, além de três amplas galerias de arte, espaço para oficinas para crianças e idosos, um café cultural e uma livraria a serem instalados e um espaço externo amplo para convivência. 

A Caixa pretende com este espaço cultural apresentar exposições gratuitas ao público e os shows e espetáculos que forem ali exibidos serão ofertados a preços populares. Como pude conferir hoje, a entrada para a exposição foi gratuita. No espaço estavam expostas obras de artistas como Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e do pintor cearense Aldemir Martins, o homenageado para a inauguração. Confesso que a Obra de título "São João" de Di Cavalcanti foi a que mais gostei! Realmente as cores fortes são o destaque das obras deste renomado pintor carioca. Detalhe que nunca havia reparado: apesar de ser conhecido como Di Cavalcanti, ele assina suas obras sempre como "E Di Cavalcanti" (Emiliano).

Embaixo da escadaria está a maquete do Centro Cultural.
Vista da escadaria


A escadaria que foi restaurada é da mesma época em que foi fabricada para o Teatro José de Alencar e o Mercado dos Pinhões.
Excelente estrutura do Teatro (1)

Excelente estrutura do Teatro (2)

Vista do Dragão do Mar pelas janelas do Centro Cultural

excelente espaço interno

área externa (1)

área externa (2)

arquivo foto quadro São João de Di Cavalcanti:  http://blogs.diariodepernambuco.com.br/economia/?attachment_id=3764


Nenhum comentário:

Postar um comentário