Em estilo neogótico e inspiração nas igrejas medievais, a Catedral da Sé com capacidade de 8.000 pessoas foi construída em 1913 por iniciativa do arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva e com o auxílio dos barões de café que nesta época viviam o auge de sua riqueza. Mesmo assim, houve grande dificuldade em concluir as obras iniciadas pois todos seus mosaicos, mobiliários e esculturas eram trazidos da Itália e o mundo neste período esteve em grandes dificuldades por razão de duas grandes guerras mundiais, inviabilizando assim muitas vezes o transporte deste material para cá. A Inauguração da Catedral ocorreu em 1954 ainda com obras inacabadas. Para se ter uma idéia do tempo levado para a sua conclusão, as suas torres foram finalizadas apenas em 1967.
No local onde encontra-se a Catedral da Sé existia uma antiga igreja datada de 1616 por ocasião da pequena vila que se formava e que chamava Vila de São Paulo de Piratininga. Mais tarde essa mesma vila agora já conhecida São Paulo, viria se tornar sede da Diocese no ano de 1745. Por tal motivo essa mesma igreja foi demolida e no seu lugar ficaria uma nova igreja, idealizada no estilo barroco e que teria a data de sua inauguração em 1764, permanecendo em pé até 1911, quando então o primeiro arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva idealizou a nova igreja, lançando então a pedra fundamental no dia 29 de junho de 1913.
Um detalhe interessante da igreja encontra-se debaixo do altar principal. Encontram-se sepultados alí além de diversos arcebispos e bispos de São Paulo outras diversas personalidades importantes para a fundação de São Paulo, como o índio Tibiriça - primeiro índio a ser catequizado pelo Padre Anchieta - e o Regente Diogo Antonio Feijó, mais conhecido como Regente Feijó ou Padre Feijó considerado um dos fundadores do partido liberal em 1837 e que chegou a ser governante do Brasil durante o golpe da maioridade no Período Regencial que foi compreendido entre os anos de 1831 a 1840. Esse golpe da maioridade apenas para ilustrar, serviu para dar maioridade ao então sucessor D.Pedro II aos 14 anos de idade em razão da abdicação de D.Pedro I quando então seu filho tinha apenas 05 anos de idade...
Nenhum comentário:
Postar um comentário