O marco zero da cidade de São Paulo encontra-se em frente a Catedral da Sé. No formato de um prisma hexagonal - suas bases se situam em planos paralelos, com faces planas e arestas laterais paralelas de mesmas medidas - ele foi instalado em 1934.
O monumento todo revestido em mármore, têm em cada face gravuras e escritas que cumprem a função representativa das estradas que partiam de São Paulo rumo a outros estados. Ali nós temos o Paraná representado por uma araucária e Mato Grosso representado pelo vestuário dos bandeirantes; temos o Rio de Janeiro com alusão ao Pão de Açúcar e suas bananeiras e Santos representado por um navio, fazendo a conexão com o Porto de Santos que exportava a maior riqueza do Brasil que era o café; e por último temos Goiás representado por material de mineração de superfície e e Minas Gerais representado com material de mineração profunda.
Na parte superior deste prisma existe ainda uma placa de bronze que representa os principais pontos da cidade - vemos alí o Rio Pinheiros e o Tietê, a USP, o Museu do Ipiranga, a estação da luz entre outros.
No dia-a-dia, provavelmente as pessoas que circulam por aquela área nem saibam que ali se encontra o Marco Zero - digo isso pela quantidade de curiosos que me observavam enquanto tirava as fotos do local. Mas São Paulo é assim mesmo... a maior capital do país em população consegue também ser tão grande em riquezas culturais....basta apenas um pouco de curiosidade para descobrir tesouros como este a céu aberto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário