18/10/2012

As muitas Faces de São Paulo - Shopping Light

Ao lado do Viaduto do Chá, encontra-se o prédio que têm por nome oficial Alexandre Mackenzie - antiga sede da companhia inglesa Light (The São Paulo Light & Power) criada em 1899 em Toronto e que teve  autorização para iniciar suas atividades no Brasil em 17 de julho de 1899 pelo então presidente Campos Salles.

Tombado pelo Patrimônio Histórico, este prédio foi idealizado pelo escritório de arquitetura Preston & Curtis - responsável pelo projeto de estilo French Renaissance - e foi conduzido por William Proctor Preston. A empresa que ficou responsável pela execução foi o Escritório Técnico Ramos de Azevedo. Suas obras iniciaram em 1925 e demoraram quatro anos para serem concluídas. Inaugurado em 1929, o prédio que se encontra entre o Viaduto do Chá, a rua Coronel Xavier de Toledo e rua Formosa passou por uma ampliação entre os anos de 1939 e 1941, expandido a sua fachada na rua Formosa. Existia ainda mais dois estágios de ampliação a serem completados, mas que acabaram não vingando.

A Light, como era mais conhecida, em 1979 foi comprada pelo Governo Federal e em 1981 foi transferido o controle para o Governo Estadual de São Paulo que passou a chamá-la de Eletropaulo.  

Na década de 90 o prédio foi vendido a um grupo de investidores que inaugurou no local o Shopping Light. O shopping administrado pela General Shopping Brasil S/A foi aberto apenas em 1999 após criteriosa reforma de restauração que demorou 05 anos para ser concluída.  Esta reforma foi executada para manter as características originais do prédio e serviu para adequar suas instalações ao novo Shopping.

Nenhum comentário:

Postar um comentário