19/10/2012

As Muitas Faces de São Paulo - Theatro Municipal

O Theatro Municipal de São Paulo fica na Praça Ramos de Azevedo, s/nº. 

Sua construção é do ano de 1903 sendo ela realizada por Ramos de Azevedo e os irmãos italianos Domiziano e Claúdio Rossi. A inauguração ocorreu apenas em 12 de setembro de 1911, diante de uma multidão de mais de 20 mil pessoas aglomeradas em seus portões. A cidade de São Paulo ganhava destaque no circuito internacional   dos espetáculos; 
Sua arquitetura teve como inspiração a Ópera de Paris e foi considerada arrojada para a época; o destaque ficou na sua concepção sob a influência barroca do século XVII claramente explícitos nos traços exteriores existentes.
Foi ainda neste Theatro que ocorreu a Semana de Arte Moderna de 22. Estimulada pelos participantes Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Victor Brecheret, Plínio Salgado, Heitor Villa Lobos, Di Cavalcanti, Anitta Mafaltti, Tarsila do Amaral entre outros que fizeram da "semana" um destaque muito maior do que o esperado ao propor a renovação das expressões artísticas, com o intuito de romper com conceitos antigos e deixando a liberdade de expressão pular da Vanguarda para o Modernismo.
Independente das manifestações artísticas que eclodiram ao longo dos anos, o Theatro por si só já é um passeio indescritível para se fazer... em seu interior, incontáveis obras de arte contam no silêncio a importância dele! Colunas neoclássicas, vitrais, paredes decoradas, bustos, muito mármore, tudo isso contribuiu para que o Theatro se perpetuasse ao longo dos anos.
No ano de 1954, foi feita a 1ª obra de três ocorridas no Theatro Municipal... foram criados novos pavimentos para aumentar os camarins e reduzir os tamanhos dos camarotes!

Em 1986 ocorreu a 2ª grande mudança no Theatro Municipal - ele fora adaptado à novos equipamentos e pela restauração de parte do prédio. Esta obra demorou 5 anos para ser concluída e o Theatro ficou fechado até meados de 1991.
E para a comemoração do centenário, o Theatro passou pela sua 3ª obra! Vitrais recuperados, pinturas de parede sendo refeitas de acordo com arquivos fotográficos da época, restauração completa do prédio e modernização do palco. 

O Theatro Municipal é composto pela Orquestra Sinfônica Municipal, o Balé da cidade de São Paulo, o quarteto de cordas, Escola de Dança e Música de São Paulo e dos Corais Lírico e Paulistano.

São por todos esses atributos que este "gigante" continua reinando com toda a sua imponência no centro de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário