22/10/2012

Elvis Experience - Eu fui!

Quem já teve oportunidade de ir ver a casa de Elvis Presley em Graceland para ver seus objetos pessoais? Se você que me lê nunca teve a disponibilidade financeira para ir até lá, não se preocupe... a exposição veio até nós!(ou parte dela)!

Elvis Aaron Presley nasceu no estado do Mississipi (Tutelo) em 8 de junho de 1935. Sua mãe Gladys Love Smith Presley (1912-1958) havia dado a luz à gêmeos vitelíneos mas, Jessie Garon Presley, irmão de Elvis Presley, nasceu morto no parto. 

Elvis Presley teve um começo de vida muito conturbado. Aos dois anos, ficou sem a figura do seu pai - Vermon Elvis PresLey (1916-1979) - que foi preso por estelionato em 1937. Como outras famílias da região, sua família passava por graves necessidades financeiras e assim que foram despejados de sua casa,  Gladys e Elvis tiveram que se mudar e foram morar com os pais de Vermon, que seria solto no ano de 1941. Em 1948, a família Presley viria a se mudar para Memphis.


Seu primeiro violão dado por seu pai em 1945 era companhia constante de Elvis que não desgrudava dele por nada. Terminado seus estudos em 1953 Elvis gravou as músicas My Happiness e That´s When Your Heartaches Begin na gravadora independente Memphis Records Service de propriedade de Sam Philips, filial da Sun Records.




Em 1954, a secretária do Memphis Records, Marion Keisker lembrou de Elvis no momento em que seu chefe Sam disse estar em busca de algo novo (um branco com voz de negro)! Ela recordou de Elvis pela sua beleza ímpar e pelo estilo próprio que ele tinha. Chamado para um teste, foram feitas várias gravações mas Elvis não encantava Sam. Foi quando no intervalo de uma delas que Elvis surpreendeu o empresário cantando a música That´s All Right. Ali o gênio havia sido revelado... O baixista Bill Black e o guitarrista Scotty Moore gravaram junto com Elvis o lado B de um disco country  chamado Blue Moom of Kentuchy.  O trio formado agora percorria várias cidades em turnê e Scotty, que acumulava a função de guitarrista e empresário do grupo foi substituído por Bob Neal em 1955 com apoio total de Sam Phillips . Nesta mesma época o interesse do Coronel Parker em Elvis fez com que sua influência no mercado viesse "derrubar" Bob Neal.  Desta forma Parker tornou-se seu novo empresário e responsável diretamente por toda mudança do rumo que a carreira de Elvis tomaria. 


Elvis gostava de música pop, de música gospel, de Blues e também por ópera. Eram tantas influências musicais que moldaram seu estilo próprio, tornando-o no rei do "ainda desconhecido" Rock and Roll.

Alguns dizem que o sucesso que Elvis alcançou se deve exclusivamente ao trabalho do Coronel Parker...Outros dizem que a morte prematura de Elvis (42 anos - 1935-1977) foi em consequência do desgastante ritmo a ser cumprido e que era imposto pelo Coronel junto ao Elvis.

O resto da estória... bem, vale a pena conferir nesta exposição! É a minha dica! E ficará em São Paulo no Shopping Eldorado até 05 de novembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário