11/11/2012

Aeroporto de Guarulhos - cemitério de aviões


Adoro aeroporto... desde criança tive fascínio pelo ambiente! Tenho alguns bons amigos pilotos que vez ou outra me questionaram o porquê eu não ter buscado a profissão já que me identifico tanto... e minha resposta sempre foi muito clara; adoro voar, mas não por ofício e sim por prazer! E sempre que estou voando, sinto como se fosse uma novidade! Câmera na mão, clicando as vezes sem parar até encontrar a melhor fotografia feita ainda em solo ou em vôo! (Lembrando que não sou profissional, apenas me divirto com minha câmera digital compacta, uma Cybershot DSC-W180, que também não faz milagres!)


E foi voltando para Fortaleza, saindo do aeroporto de Guarulhos que cliquei o cemitério de aviões que têm se instalado há anos por lá e que não vejo alteração alguma quanto ao destino deles. Na teoria, estes aviões nem deveriam ficar por ali. Muitos estariam apenas à espera de um conserto por problemas de funcionamento ou por alguma avaria, como se estivessem em uma "armazenagem temporária";  mas olhando bem para eles, fica claro o abandono destas aeronaves. A título de curiosidade e de memória, a Vaspex que era uma subsidiária da Vasp para entregas de encomendas, documentos e objetos está falida desde setembro de 2008. 

E em 2009 foi realizado um leilão online e presencial pela empresa de avaliação e recuperação de ativos Superbid, que visava ter êxito nas vendas das 03 aeronaves Beta que se encontravam nos aeroportos de Guarulhos, Manaus e Campinas! Como vemos, não conseguiu ser eficiente, pois desde aquela época o 707 (cargo) continua parado por ali e estamos em novembro de 2012.

Quanto a aeronave TAF, em 2009 houve um acidente sem feridos, que segundo a assessoria de imprensa da Infraero, foi causado pela falta de freios da aeronave que colidiu com uma espécie de "elevador" usado para limpar aviões da empresa TAM, danificando o aparelho e o bico do cargueiro. Não posso afirmar que esta aeronave aqui "estacionada" é a descrita acima porém, pesquisando na net, encontrei uma foto que mostrava as avarias e afirmava ser esta aeronave a que bateu naquela madrugada de dezembro de 2009. 
Fica aqui então a minha bronca... O destino mais correto seria ir para reciclagem ou então, ser vendido como sucata!

Nenhum comentário:

Postar um comentário