01/11/2012

MAUC - Descartes Gadelha


Algo me intriga nas obras de Descartes Gadelha... Porque me coloco no lugar do artista tentando  imaginar o que o fez idealizar uma peça totalmente sem sentido lógico como a escultura "Cavalos" ou ainda, o que sentia quando retratou um cortejo religioso fielmente apresentado na escultura "Procissão"... ou ainda, que experiência o fez conceber a tela pintada a óleo chamada de  "As últimas flores para o Santo Conselheiro"..?

Na minha opinião, Descartes Gadelha apenas fazia a sua arte sem medo de como ela seria interpretada! E por mais contraditório que pareça considero Descartes Gadelha possuidor de uma genialidade única nos sentimentos - claramente expressados no fascínio que tinha pela religiosidade e em especial pelos problemas sociais do Nordeste!

No Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) - que possui um acervo de 200 obras doadas pelo próprio artista - podemos caminhar entre algumas de suas "revelações" eternizadas nos desenhos, nas xilogravuras, nas pinturas e esculturas.

Artista cearense, nascido em 1943, autodidata, é considerado um dos artistas mais completos. Queria eu ter tido a chance de vir a conhecê-lo e ouvir suas idéias, frustações, desejos, enfim, de conhecer a face humana do artista.

As últimas Flores para o Santo Conselheiro



Escultura CAVALOS
bronze, madeira e gesso
223 x 165 x 32 cm





















Escultura PROCISSÃO (conjunto)
bronze 
Diversos tamanhos




Um comentário: