26/11/2012

O Egito Sob o Olhar de Napoleão

Fortaleza não é apenas sol e mar... e belas praias! Fortaleza começa a ser palco de eventos culturais muito bacanas ... e um dos meus lugares preferidos para conferir o que há de novo na cidade fica na Fundação Edson Queiroz, no Espaço Cultural Unifor que existe dentro do Campus da Universidade!


Começou em outubro a exposição que descreve a expedição de Napoleão junto ao Egito no ano de 1798. Com reproduções fotográficas a partir das matrizes de cobres que pertencem ao Museu do Louvre, a exposição conta com 21 peças referentes a parte do acervo Description de l´Égypte, considerado um dos mais raros acervos históricos, publicado entre os anos de 1809 e 1922 em Paris. 



Este livro é considerado um "divisor de águas" -  isto porque ele contém estudos de arqueologia, religião, história natural e topografia feito por mais de 160 profissionais entre químicos, cientistas, arqueólogos, matemáticos, cartógrafos, artistas e linguistas que exploraram ao máximo a região do Egito para documentar todos os aspectos do país.

E foi através do Itaú Unibanco Holding e o Itaú Cultural que a Unifor pode trazer até Fortaleza parte desta história considerada o mais importante estudo sobre o antigo e moderno Egito.


Vale a pena passar o dia por lá. A exposição fica aqui em Fortaleza até dia 20 de janeiro de 2013. De terça à Sexta das 8:00 h  às 20:00 h  e de sábado e domingo das 10:00 h às 18:00 h


  1. Zodíaco de Dendera - disco central sustentado por quatro deusas e quatro pares de deuses com cabeça de falcão. Na parte mais externa do interior do disco, há 36 decanos que correspondem aos 365 dias do ano e na parte interna do disco, os 12 signos  do zodíaco, além de constelações e cinco planetas.
  2. Manuscrito Funerário que em 1842 seria denominado como Livro dos Mortos. Escrito da direita para a esquerda com hieróglifos cursivos, seu tamanho original é de 9,10 m de comprimento por 25 cm de altura, sendo dividido em quatro pranchas para melhor visualização. Existem  Livros dos Mortos representados no livro Description de l´Egypte mas escritos em hierático.
  3. Esfinge de Guizé representada sem o nariz, soterrada até o pescoço. Ao fundo a pirâmide de Quéops e no canto da direita, duas pirâmides satélites.
  4. Mesquita construída pelo Sultão An-Nâsir al Hasa, é um exemplo de arquitetura mameluca, têm em suas paredes uma faixa com inscrições do Corão em sinais no estilo cúfico (alfabeto árabe). Esta cena reproduz o mausoléu do sultão Hasan assassinado aos 26 anos de idade, em 1361. Seu corpo nunca foi encontrado e o mausoléu guardava o túmulo vazio.
  5. Templo de Ísis - foi reproduzido mais de 30 pranchas deste templo faraônico. As cores foram baseadas nos restos preservados das colunas. O artista colocou ainda dois sacerdotes egípcios com mantos no estilo romano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário