16/11/2012

Paixão por Futebol - Vila Olímpica Elzir Cabral

Sempre me simpatizei por um time cearense chamado Ferroviário Atlético Clube. Suas cores seguem as mesmas do tricolor do Morumbi ("o mais querido" São Paulo Futebol Clube), mas as coincidências param nas pinturas do muro externo da Vila Olímpica Elzir Cabral e na lembrança de seu uniforme e distintivo!


Fundado em 09 de maio de 1933, o time do Ferroviário mais conhecido como Ferrão, formou-se inicialmente por trabalhadores da antiga companhia de locomoção cearense (RVC). Considerado um dos precursores do futebol cearense, o clube demorou a ter seu estádio. Entre os anos de 1950 e 1960, Elzir de Alencar Araripe de Cabral foi presidente do clube e adquiriu o terreno onde se encontra hoje a Vila Olímpica que leva o seu nome. Situada em um bairro de operários na cidade de Fortaleza (Barra do Ceará),  o estádio foi inaugurado em 19 de março de 1989. Ficou durante 07 anos sem receber jogos noturnos, recebendo em 2008 um novo sistema de iluminação graças aos recursos financeiros adquiridos junto a  parceria sócio-torcedor do Ferrão. Sua capacidade é bem limitada e o maior registro de público presente   em um jogo foi o total de 8.922 torcedores, justamente no dia da inauguração, quando ganhou a partida por 6x0 contra o Guarani de Juazeiro (CE).


Considerado importante dentro do campeonato cearense, o Ferrão é um clube que disputou vários títulos cearenses ao lado de Fortaleza e Ceará. 
Vista Aérea - Google Earth

Nenhum comentário:

Postar um comentário