14/01/2013

Açude do Cedro - Quixadá (CE)

O açude do Cedro têm uma particularidade peculiar - foi o primeiro açude público do Brasil, idealizado na época do império e construído entre os anos de 1884 e 1906.

Os estudos para a construção deste açude tiveram início após a grande seca que ocorreu entre os anos de 1877 à 1879, quando então, D. Pedro II, imperador do Brasil, solicitou junto ao engenheiro Ernesto Cunha encontrar um local em que pudesse ser criado barragens em leitos de rios para "segurar" as águas pluviais e assim, tentar desenvolver o abastecimento e a irrigação da região.

Localizado a pouco mais de 160 km de Fortaleza, a barragem do Açude do Cedro "barra" o rio Sitiá e sua bacia hidrográfica compreende 224 km² sendo ele considerado o 7º maior reservatório de água do Ceará.

Bem ao lado de outro cartão postal da cidade, a Pedra da Galinha Choca, o açude se destaca pelo seu formato curvo e pelos seus pilaretes (pequenos pilares) que ainda possuem correntes metálicos unindo-os na sua barragem principal. Até hoje esta construção é considerado uma obra de arte arquitetônica. Vale lembrar que durante muito tempo foi dito erroneamente que esta barragem havia sido feita pelos escravos; os verdadeiros trabalhadores foram as famílias locais do interior do Ceará (de diversas etnias) que realmente contribuíram para a realização deste projeto.


Atualmente, o açude que é monumento artístico e histórico nacional se transformou (ainda que precariamente) em centro turístico. Diversas famílias buscam no fim de semana, passear pelo local, seja apreciando sua comida típica (baião de dois / tilápia/ carne de sol) ou para a prática de esportes náuticos, pesca ou para se refrescar em alguns dos locais destinados para banho.

Detalhe: O calor no dia de ontem (13/01/2013) chegou a 42ºC; então se houver interesse em conhecer Quixadá não se esqueça do protetor solar e de se hidratar o tempo todo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário