Quando procuro uma curiosidade histórica de determinada arquitetura, me espanto em perceber o quanto passamos pelos locais sem termos idéia de como tudo foi concebido. Foi o que aconteceu quando busquei entender como surgiu a Estação Central de Fortaleza da Estrada de Ferro de Baturité...
A linha principal (ou linha tronco) surgiu inicialmente com a Estrada de Ferro de Baturité, uma estação de trem bem precária que a partir de 1872, seria substituída posteriormente pela atual Estação Central de Fortaleza, que teve porém sua pedra fundamental declarada apenas em 1873 e o início de suas obras em meados de 1879 e consequentemente, sua inauguração já mais que atrasada, viria a acontecer apenas em 9 de junho de 1880.
A maior curiosidade desta estação (para mim) está na sua edificação, ou melhor, na Praça da Estação... acreditem, ela foi erguida em cima do antigo cemitério São Casimiro também conhecido como Croatá. Doado pela família Torres, o terreno foi destinado a uma sociedade de oficiais do exército que o utilizariam para o "exercício de soldados".
Outra curiosidade está localizada na entrada da estação, onde existe uma placa afixada acima das antigas bilheterias ressaltando o governo do Imperador de D. Pedro II, o Sr. Manoel Buarque de Macedo (Ministro da Agricultura) e o Dr. José Julio de Albuquerque Barros (Presidente da Província) além do engenheiro Henrique Foglare. Fiquei alguns minutos observando as pessoas que chegavam e saíam da estação e posso garantir que nenhuma delas esboçou qualquer reação de curiosidade quanto a mim, que estava por ali, de câmera na mão fotografando ...
Existe ainda um vagão do SESI "estacionado" logo após o desembarque, bem próximo a saída... Muito bacana a idéia (tudo a ver com o local) e bem equipado com computadores, livros e revistas no seu interior. Porém enquanto estive ao lado dele, não vi uma única pessoa arriscar entrar por ali! Vale lembrar que a ações como esta servem como centro de atividades que são voltadas para atender aos trabalhadores com o máximo de qualidade e atenção, garantindo sua cidadania!
Por fim, assim que o tumulto passou entrei na plataforma da Estação Central e vi que os trens estavam estacionados esperando o próximo horário de partida para então, seguir rumo a Caucaia. Um dia criarei coragem e irei comprar um bilhete e pegá-lo apenas para sentir como é viajar dentro dele.... Afinal, pelo número de pessoas que saiu da estação, essa viagem para Caucaia não me parece que será tão diferente dos trens metropolitanos de São Paulo!
Parabéns, Marcelo!!! Lindas fotos!!!
ResponderExcluirObrigado Catarina pelo elogio! E espero que goste das demais que tenho no blog. Um beijo e boa semana
Excluir