27/03/2013

As Muitas Faces de São Paulo - Galeria Olido

Novamente andando a pé pelo centro de São Paulo, acabei descobrindo mais um espaço que nunca havia reparado na Avenida São João... a Galeria Olido!

Bem ao lado da Galeria do Rock, enquanto caminhava em direção ao local onde havia estacionado meu carro, por acaso reparei em um banner pendurado na parede do lado de fora da galeria anunciando uma exposição sobre a memória do circo. 

A curiosidade bateu e ao entrar, fui muito bem recebido na portaria, que me indicou que a exposição se encontrava na sobreloja e que ali o tema valorizava não apenas o circo, mas todos os artistas que contribuiram e fizeram estória, relatando em painéis algumas famílias e trupes (grupos de artistas e comediantes) traçando assim uma linha temporal sobre a evolução do circo no Brasil.

Ao terminar de subir as escadas, me deparei com um espaço chamado "Café dos Artistas";  o objetivo deste espaço era relembrar que nas folgas destes artistas (geralmente às segundas-feiras) eles buscavam se encontrar em cafés considerados locais de encontro social, que serviam como um ponto de referência para artistas que estavam em busca de trabalho e ao mesmo tempo, para encontrar empresários, agentes culturais e donos de circos afim de estreitar relacionamentos. 




Nomes como Arrelia, Piolin, Yorga, Oscarito, Picolino e Circo Garcia estão destacados nesta exposição. O interessante é ver principalmente a mudança ao longo dos anos e como cada artista foi se adaptando, cada um no seu tempo, para manter viva a chama do circo que passou do circo teatro para o circo espetáculo...

No meio do salão desta exposição, existe uma maquete bem bacana que representa as etapas de formação de um circo: desde caminhões representando as caravanas, ao ponto mosca (tipo de amarração circense), à montagem, figurino e maquiagem dos artistas, até como seria os "fundos do circo". Existe também a representação do circo teatro e por fim, do circo espetáculo. 

Vale a pena conferir essa exposição lembrando que ela é gratuita. Se puder depois, aproveite para pegar uma sessão de cinema ou até mesmo relaxar na biblioteca recém restaurada. Um ótimo local que ainda possui um espaço SPTurismo que divulga as programações de turismo de negócios, lazer e entretenimento disponíveis na cidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário