20/08/2013

Academia Cearense de Letras

Andando pelo centro de Fortaleza, entre as ruas São Paulo e Guilherme Rocha, esta localizada a Praça dos Leões (rua do Rosário).  Ali encontra-se o Palácio da Luz, antiga sede do Governo do Estado do Ceará e atual sede da ACL ou Academia Cearense de Letras.


Curiosamente, a Academia Cearense de Letras foi criada três anos antes da Academia Brasileira de Letras. Realizada sua primeira sessão em 15 de agosto de 1894 no antigo Hotel de France, a ACL comemorou na última quinta-feira passada, 119 anos de existência. A ACL que surgiu inspirada na Academia de Ciências de Lisboa - "pegou carona" nas discussões literárias  que surgiram dois anos antes (1892) nas mesas do antigo Café Java onde  um pequeno grupo de "jovens intelectuais" se reuniam com o intuito de formar uma corrente literária revolucionária, que fosse contra as sociedades literárias burguesas - entre eles, estava Antonio Sales, um dos fundadores do que viria ser a reconhecida Padaria Espiritual.

Uma pena perceber que a ACL encontra-se em um espaço completamente arrasado pelo tempo... suas instalações carecem de um cuidado imediato pois as infiltrações são notáveis. O acervo de livros é riquíssimo, podendo ser consultado na biblioteca. 


09/08/2013

46ª feira do artesanato - Feirart


O CEART (Central de Artesanato do Ceará) fica localizado na praça Luíza Távora, e seu espaço encontra-se entre a avenida Santos Dumont e a rua Monsenhor Bruno, fazendo esquina também com a rua Costa Barros e rua Carlos Vasconcelos. O local considerado referência no artesanato cearense possui diversos trabalhos feitos em cima de materiais como palha de milho, carnaúba, areia colorida, argila, sisal, cipó, argila, fibras vegetais, couro entre outros - servindo de vitrine para diversos artesões do interior e capital do Ceará que desejam expor sua arte. 

vista interna CEART - 01

vista interna CEART - 02

De vez em quando acabo parando por ali para verificar novidades do artesanato local. E foi em uma destas visitas que descobri a artesã Armênia, responsável por diversas luminárias que estão penduradas no local. Eu trabalhava como atendimento de uma agência de publicidade e estava com um job de um grande cliente de bebidas alcoólicas que naquele momento estava reforçando sua participação local com parcerias em bares de temática ligadas ao forró. E um dos bares temáticos que eles entraram com participação estava sendo montado do zero... a agência ficou responsável em executar todas as decisões de layout do local - afinal nosso diretor de arte na época foi "porreta" na criação das idéias e vencemos a concorrência - porém nem toda criação se tornaria viável para o projeto! E isso aconteceu com uma das partes mais importantes: a iluminação! O bar já estava sendo construído, materiais chegando e a iluminação continuava pendente pois no projeto oferecido ao cliente foi apresentado a idéia de se utilizar zabumbas originais no teto - mas não havíamos testado a viabilidade de transformá-las por causa do deadline do cliente. Surge então o que chamo de problema estrutural, já que para pendurá-las era necessário furar as mesmas, passar fiação e principalmente, substituir as membranas para que a luz pudesse passar ... foi então que, tentando solucionar este problema, vi zabumbas artesanais feitas pela Armênia penduradas no teto da CEART! Imediatamente peguei o contato dela e fui atrás para saber sobre prazo de produção e entrega... O problema de iluminação eu já tinha solucionado, faltava agora aprovação do cliente porque o material era diferente do apresentado no projeto e os custos também foram alterados... Mas o cliente aprovou minha sugestão e o resultado final ficou lindo como podem verificar na foto real do bar... (08/2009).




Desde então, o CEART passou a ser para mim, um local de idéias, possibilidades e de apreciação. E esse é um dos motivos que espontâneamente divulgo por aqui a 46ª edição do Feirart que acontecerá hoje, sexta-feira dia 09 a partir das 17h30, e no sábado 10 e domingo 11 a partir das 17h00. Será uma excelente oportunidade para apreciar as tendências em design e acabamento além de poder curtir comidas regionais e algumas apresentações artísticas. A banda Kabra da Peste é uma das bandas já confirmadas.

08/08/2013

Mercado dos Pinhões

Foi totalmente sem querer que descobri o Mercado dos Pinhões em Fortaleza... Sábado passado (03/08/13) estava folheando um guia de restaurantes em busca de um local bacana para conhecer quando vi uma foto de um restaurante francês, chamado Le Marchè que parecia bem acolhedor e que ficava na Praça Visconde de Pelotas. 

Chamei minha esposa e fomos até lá para ver se conseguíamos almoçar! Porém, o restaurante não abria para o almoço ... (falta de atenção nossa ao ler o guia, onde não nos atentamos ao horário de funcionamento). E em frente a ele, estava ali, bem imponente e chamativo, o Mercado dos Pinhões...


Como era sábado e a rua estava completamente vazia passando a sensação de tranquilidade, me permiti estacionar o carro e caminhar em volta da praça para tirar fotos. A arquitetura do Mercado é toda de ferro e posteriormente lendo sobre o local, descobri que a sua estrutura permite "portabilidade", podendo ser ela desmontada e levada para outro local. 


Foi então que descobri que seu primeiro endereço na cidade de Fortaleza foi a Praça Waldemar Falcão - anteriormente conhecida por Praça Carolina - nome dado em referência a esposa de D. Pedro II, a arquiduquesa Maria Carolina Leopoldina. Mas em 1938 a estrutura do Mercado dos Pinhões foi desmembrada e levada para seu local atual. 

Atualmente, o Mercado dos Pinhões possui uma programação cultural bem interessante... De acordo com o site da Prefeitura de Fortaleza, ocorre às terça-feira manifestações artístico-culturais afro-brasileiras; às quarta-feiras ocorre dança contemporânea; às quinta-feiras fotografias, musica e literatura se misturam no local; Já sexta-feira é a vez do "Chorinho no Mercado"; e no sábado, para minha surpresa, a noite passa em branco voltando no domingo a programação cultural com apresentações de zabumba, sanfona e triângulo que determinam o ritmo do forró no local!


Para mim, a Praça Visconde de Pelotas é ainda um daqueles lugares que ao descobrirmos, sentimos vontade de retornar sempre! É como se estivesse retrocedendo no tempo, em busca de uma tranquilidade maior, onde o tempo passa bem devagarzinho e a noite parece nunca chegar...


E  quanto ao restaurante Le Marchê... só posso afirmar que o jantar foi divino! O filé-mignon ao molho de cogumelos, com vagem, tomate assado e batata acompanhado de uma porção de arroz foi a escolha perfeita para a noite de sábado! E de sobremesa profiteroles com sorvete de creme e coulis de chocolate...   Só de lembrar, já deu vontade de retornar!

Comer & Beber Fortaleza

06/08/2013

Parque Aquático Palácio da Abolição

Andando pela Barão de Studart, me deparei novamente com uma paisagem que está cada vez mais comum - manifestantes que vão até o Palácio da Abolição, atual sede do Governo do Estado, e que acabam se refrescando no espelho d'água como se ali fosse uma piscina pública.




Não sou contra manifestações e nem sei quais são as reivindicações que aquelas pessoas ali estão representando porém, o Palácio da Abolição antes de mais nada é um ambiente público que merece e deve ser resguardado contra qualquer tipo de vandalismo ou mau uso. Ver policiais do lado interno e na rua, apenas observando e permitindo essa "agressão pública" me deixou indignado. 


E, assim que terminei de tirar as fotos, vejo os manifestantes da CUT vindo a pé ocupando toda a via contrária à minha na Barão de Studart, causando um enorme congestionamento atrás deles... Em seus microfones e auto-falantes os "coordenadores" do movimento berravam "viemos mostrar que Fortaleza é de esquerda..."!

Tá legal, mas qual é a reivindicação ...?