Foi totalmente sem querer que descobri o Mercado dos Pinhões em Fortaleza... Sábado passado (03/08/13) estava folheando um guia de restaurantes em busca de um local bacana para conhecer quando vi uma foto de um restaurante francês, chamado Le Marchè que parecia bem acolhedor e que ficava na Praça Visconde de Pelotas.
Chamei minha esposa e fomos até lá para ver se conseguíamos almoçar! Porém, o restaurante não abria para o almoço ... (falta de atenção nossa ao ler o guia, onde não nos atentamos ao horário de funcionamento). E em frente a ele, estava ali, bem imponente e chamativo, o Mercado dos Pinhões...
Como era sábado e a rua estava completamente vazia passando a sensação de tranquilidade, me permiti estacionar o carro e caminhar em volta da praça para tirar fotos. A arquitetura do Mercado é toda de ferro e posteriormente lendo sobre o local, descobri que a sua estrutura permite "portabilidade", podendo ser ela desmontada e levada para outro local.
Foi então que descobri que seu primeiro endereço na cidade de Fortaleza foi a Praça Waldemar Falcão - anteriormente conhecida por Praça Carolina - nome dado em referência a esposa de D. Pedro II, a arquiduquesa Maria Carolina Leopoldina. Mas em 1938 a estrutura do Mercado dos Pinhões foi desmembrada e levada para seu local atual.
Atualmente, o Mercado dos Pinhões possui uma programação cultural bem interessante... De acordo com o site da Prefeitura de Fortaleza, ocorre às terça-feira manifestações artístico-culturais afro-brasileiras; às quarta-feiras ocorre dança contemporânea; às quinta-feiras fotografias, musica e literatura se misturam no local; Já sexta-feira é a vez do "Chorinho no Mercado"; e no sábado, para minha surpresa, a noite passa em branco voltando no domingo a programação cultural com apresentações de zabumba, sanfona e triângulo que determinam o ritmo do forró no local!
Para mim, a Praça Visconde de Pelotas é ainda um daqueles lugares que ao descobrirmos, sentimos vontade de retornar sempre! É como se estivesse retrocedendo no tempo, em busca de uma tranquilidade maior, onde o tempo passa bem devagarzinho e a noite parece nunca chegar...
E quanto ao restaurante Le Marchê... só posso afirmar que o jantar foi divino! O filé-mignon ao molho de cogumelos, com vagem, tomate assado e batata acompanhado de uma porção de arroz foi a escolha perfeita para a noite de sábado! E de sobremesa profiteroles com sorvete de creme e coulis de chocolate... Só de lembrar, já deu vontade de retornar!
Comer & Beber Fortaleza |
Nenhum comentário:
Postar um comentário