12/10/2016

Caminho Niemeyer - Niterói

Bem próximo da estação das Barcas (que seguem destino ao Rio de Janeiro) e quase ao lado do terminal rodoviário João Goulart, encontra-se o Caminho Niemeyer - um espaço que contempla ao mesmo tempo três obras do arquiteto para a cidade de Niterói - o Teatro Popular (em uso), o Memorial Roberto Silveira e o espaço que deveria abrigar a Fundação Oscar Niemeyer, mas que não está em funcionamento pois depois da morte do arquiteto em 2012, a família preferiu manter o arcevo em Brasília. O prédio anexado à fundação, atualmente é ocupado por uma das secretarias da Prefeitura de Niterói, mas em caráter provisório.

A fundação foi criada em formato caracol e possui dois tipos de acessos: um pela parte interna e outra, através de rampas criadas na parte externa. Em volta desta construção existe um grande espelho d`água que juntamente com o prédio que está atrás da fundação reflete a arquitetura por inteira, como se o reflexo fosse complemento da arquitetura da fundação.

O Teatro Popular é um espaço bem interessante e diferente. No primeiro momento, Oscar Niemeyer o projetou para utilizar o palco no formato 360° - com duas bocas de cena, uma virada para dentro do teatro e outra, virada para a área externa, para a chamada Praça do Povo - porém, como o palco não é giratório, não teve como viabilizar este tipo de apresentação. O teatro conta ainda com 460 lugares no formato atual All Stadium - ou seja, como se fosse uma arquibancada com diferentes níveis entre cada fileira. A guia que me acompanhou disse que a acústica do teatro é tão boa que dispensa o uso de microfones... Será?  Vou ficar atento à programação do local para ver se tenho chance de assistir a uma peça por lá.

Teatro Popular - vista da frente e da parté de trás do palco

O Memorial Roberto Silveira foi criado para servir como referência de arcevos literários que resgatassem a memória sobre autores fluminenses. Com isso, o centro passaria a abrigar a primeira biblioteca virtual da cidade, com o intuito de servir às universidades, estudantes e toda a população em geral. Também servia como um local para receber palestras e seminários, em um auditório criado dentro deste espaço, preparado para esta função. 
Memorial Roberto Silveira

Um detalhe que torna Niterói muito interessante é saber que, mesmo sendo carioca, Oscar Niemeyer nutria grande paixão pela cidade e aqui encontram-se o maior número de obras do arquiteto fora do Distrito Federal. Além destes espaços apresentados acima, o arquiteto deixou para Niterói o MAC (Museu de Arte Contemporânea) e o Terminal de Barcas Charitas, que encontra-se no bairro de São Francisco e têm o mesmo destino que o terminal do centro de Niterói - a Praça XV na cidade do Rio de Janeiro.

Todo esse espaço foi projetado dentro de uma área de 4.000 m² e sua visitação durante a semana como também aos finais de semana é livre somente na área externa - como visitei em dia de semana, foi necessário entrar pela portaria principal e pedir uma visita guiada. Nos finais de semana, o espaço é liberado para o público em geral, que utiliza do local principalmente como ponto de encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário