Como adoro caminhar pelas cidades e sou especialmente curioso por antigas construções, foi meio que por acaso que descobri a estória do restaurante Ancoramar (ou antigo Albamar)!
Estava visitando o Museu Histórico Nacional, que fica no entorno da Praça Marechal Âncora quando avistei do outro lado da avenida, bem próximo da estação das barcas da Praça XV, uma única torre, com uma conservação esquecida pelo tempo (pelo menos era o que aparentava externamente), como se estivesse perdida por ali, destoando do restante do seu entorno! Vale aqui lembrar que junto à esta praça, existia a antiga perimetral, que transformava o centro um local muito barulhento e esquecido pela população... com a vinda das Olimpíadas para o Rio, esta área foi completamente revitalizada e a perimetral completamente demolida! E parte do projeto de revitalização contemplou uma passarela subterrânea que nos permite atravessar a avenida Alfred Agache e chegar ao outro lado com total segurança. Ponto positivo para esta obra. De estrutura ampla, ela se encontra muito bem conservada - sendo que a única crítica que posso expor seria a falta de corrimão para as escadas.
Enfim, voltando à torre, ao me aproximar delas é que percebi que por ali funciona um restaurante. Observei que as mesas estavam arrumadas tanto na parte externa quanto na interna mas como já passava das 15 horas, e não vi nenhuma movimentação de garçons (apenas um solitário, fumando um cigarro na parte alta da torre), acreditei ser o momento de intervalo entre o almoço e o happy hour - então apenas cliquei o local e fui para casa para buscar maiores informações na internet. Foi quando me surpreendi que ali, não existia apenas uma torre, mas sim mais outras 04 torres que foram demolidas - que estavam distribuídos entre os pavilhões que existiam naquele local. A torre maior ficava no centro deste comércio, que segundo relatos, era um comércio voltado a venda de peixes devido a proximidade do porto. Imediatamente me veio à lembrança o formato de comércio praticado no Mercado Ver O Peso, em Belém do Pará que ainda hoje funciona normalmente e que foi revitalizado há pouco tempo .... Mas o mais interessante foi descobrir que em 1933, havia sido inaugurado nesta mesma torre o restaurante Albamar, que se tornaria referência gastronômica no centro do Rio de Janeiro durante 80 anos, chegando a receber em suas mesas, personalidades como os ex-presidentes Juscelino Kubitschek e Jânio Quadros que vinham saborear a culinária especializada em frutos do mar. Tombado pelo IPHAN na década de 60, a torre se mantém viva na estória da cidade. O restaurante passou por obras e atualizações (acredito que muito devido a vinda das Olimpíadas) e seu nome mudou para Ancoramar, fazendo uma alusão e homenagem ao Marechal Âncora que "empresta" seu nome junto a praça. E hoje entendo todo charme que esse restaurante consegue manter! Não é para menos - em pouco menos de 15 minutos ao lado dele, percebi que podia contemplar a Baía de Guanabara, a ponte Rio-Niterói, os pousos e decolagens do Santos Dumont, a Ilha Fiscal, as barcas indo e voltando...
Nenhum comentário:
Postar um comentário