Construído pelo holandeses em 1630, o Forte São Tiago das Cinco Pontas inicialmente chamava-se de Forte Frederico Henrique, em homenagem ao seu idealizador, o príncipe de Orange, Frederik Hedrik. Este Forte era a "porta de entrada" para a cidade de Recife
Sua construção visou dois objetivos: - proteger as cacimbas de água potável de Ambrósio Machado garantindo assim à população o abastecimento e controle do local e controlar e impedir a entrada de navios inimigos pelo rio Capibaribe, evitando dessa forma eventuais saques aos barcos carregados de açúcar, principal atividade econômica da época.
A dominação holandesa em Recife se manteve por 24 anos, até que em 1654, tropas luso-brasileiras, comandadas por André Vidal de Negreiros invadiram e destruíram o local. Foi em 28 de janeiro de 1654 que o general Francisco Barreto, chefe da campanha militar de libertação e restauração de Pernambuco, recebeu as chaves da cidade pelo então general holandês Segismundo Von Schkoppe, que no dia anterior anunciava sua rendição.
Hoje o espaço do Forte é utilizado também para divulgação de empresas. Na última foto à direita podemos visualizar montagem de estrutura para realização de evento. |
O Forte, que era de vital importância estratégica e de controle da cidade passou a ser reconstruído em 1677, e uma das pontas do forte (baluartes) foi excluída do novo projeto, ficando com o formato quadrangular, que se mantém até os dias atuais.
à esquerda, formato holandês, ao centro reconstrução sem um dos baluartes e à direita formato dias atuais |
Curiosidades:
O forte já abrigou:
- Quartel General Militar;
- Prisão;
- Quartel do Esquadrão da Cavalaria;
- Secretaria de Planejamento da Presidência da República;
- e atualmente abriga o Museu da Cidade de Recife.
Nenhum comentário:
Postar um comentário