Quantas vezes passei em frente ao Municipal sem perceber que ao seu lado existia um monumento dedicado ao músico Carlos Gomes, autor da ópera O Guarani, Condor, O Escravo entre outros...
Esta escultura, de criação do arquiteto italiano Luiz Brizzolara, ficou também conhecida como a "Fonte dos Desejos" - isto porque em 1957 quando então o prefeito da cidade de São Paulo Adhemar de Barros, ao receber da escritora italiana Mercedes La Valle um frasco que continha água da escultura Fontana di Trevi, o derramou durante cerimônia em frente ao monumento.
Na foto a seguir podemos ver em primeiro plano e em destaque, a escultura do compositor feita em bronze e ao seu lado duas figuras femininas ali representando a poesia e música, ambas esculpidas em mármore.
Infelizmente a minha visitação e admiração junto ao monumento foi muito mais curta do que desejava. Antes de descer as escadarias, observei primeiro ao redor e percebi que existiam algumas poucas pessoas que estavam jogando cartas e outros que andavam meio vagando pela praça... senti desta forma um pouco de insegurança em ficar por ali tirando fotos! O próprio monumento, sem água alguma e muito pixado misturado com o "perfume" de xixi do local não o tornava convidativo para apreciá-lo por mais tempo.
Mas confesso que para mim, o grande destaque ficou por conta dos três cavalos alados que se encontram no centro da fonte - símbolo muito comum em lendas e mitos gregos e romanos - além da esfera com a inscrição "Ordem e Progresso".
Nenhum comentário:
Postar um comentário