Exibir no google maps
Localizado no município de Maranguape, no Ceará, à apenas 30 km de Fortaleza encontra-se o Museu da Cachaça Ypioca. O aguardente de cana mais conhecido nacionalmente começou sua produção fabril exatamente neste local. O nome Ypioca é de origem tupi-guarani e significa "Terra Roxa".
Eu havia visitado o museu em 2009. Atualmente o local passou a ser chamado de I-park. Sua estrutura conta com diversas novidades como áreas ligadas à esportes de aventura como a tirolesa, passeios de caiaque, arvorismo, trilhas ecológicas entre outros recomendados para qualquer idade; se não for adepto a estas opções você pode optar ainda pelo passeio de pedalinho, pelo passeio de charrete, pela visita a mini-fazenda e experimentar a culinária regional no restaurante ali existente. Lembrando que todas essas atrações possuem custos à parte.
Mas para mim o ponto alto da visitação ficou por conta do tonel localizado ao lado do museu com capacidade de mais de 340 mil litros de 8 metros de altura e 7,5 metros de diâmetro. Ele ganhou do Guiness Book o título de maior barril de madeira do mundo.
Na propriedade de 1854 onde está o acervo do museu temos à disposição diversos documentos da época, filmes, fotos, equipamentos agrícolas que contam a estória do local de forma silenciosa. Para se ter o resgate da estória da Ypioca seus idealizadores tomaram alguns cuidados como preservar a antiga cozinha, com alguns utensílios da época além de levar o visitante a percorrer uma parte dedicada a mostrar como era feita a produção artesanal da cachaça até chegarmos em diversos tonéis de armazenamento da cachaça que ficam com o aguardente envelhecendo nos barris por ali até 42 anos . O aroma é surpreendente.
E lógico que depois de um passeio como esse, nada como cair em um barzinho de mobiliário aparentando os anos 30, onde podemos degustar das bebidas produzidas e adquirir os produtos com maior facilidade.
Em 2012, o grupo Ypioca foi vendido ao grupo Digeo, conhecido principalmente pela fabricação do whisky Johnnie Walker. Uma posição estratégica do grupo que detinha a liderança em malte e que buscou na marca brasileira consolidar ainda mais seu nome de forma globalizada.
O horário de funcionamento é de terça à domingo, das 9:00 h às 17:00 h. Existem operadoras que vendem os ingressos com 10% de desconto. São elas: Agência Vila Brasil (contato Lorena - 9995.0019) e Fortur Viagens e Turismo (contato Fernando - 3218.6768). Os ingressos incluem a visita ao Museu da Cachaça com acompanhamento de um guia mais passeio de jardineira pela fazenda e banho de açude (opcional - não esqueça de levar roupas limpas - existem banheiros para a troca) e uma dose do aguardente e um copo de cana de açúcar.Minha opinião: Visitando o Ceará, arrisque uma esticadinha até Maranguape.Vale a pena Conferir!