Do lado oposto ao memorial Tortura Nunca Mais e da escultura em homenagem ao Padre Henrique encontra-se o Palácio do Campo das Princesas. Próximo às margens do Rio Capibaribe, localizado na ilha de Antonio Vaz, bem próximo ao Palácio da Justiça e do Teatro de Santa Isabel, ele foi construído em meados do século XIX a pedido do então governador da província Francisco do Rego Barros (futuro Conde da Boa Vista).
Em 1859 o Palácio Provincial sofreria algumas reformas para receber o então imperador do Brasil, Dom Pedro II juntamente com a imperatriz Teresa Cristina de Bourbon e suas filhas. Por ser um local tranquilo, a imperatriz permitia que suas filhas brincassem nos jardins, motivo pelo qual surgiu o nome Campo das Princesas e que posteriormente, seria incorporado pelo palácio.
Ainda no período republicano, o palácio passou a servir como sede temporária do Governo da República (em 1967) no período do mandato do então presidente Arthur da Costa e Silva e do governador Nilo de Sousa Coelho.
Foto cedida por Hermano Alexandre |
Nenhum comentário:
Postar um comentário