Quem nunca ouviu falar no Banespinha? Localizado no Vale do Anhangabaú no Viaduto do Chá, o Banespinha de nome oficial Edifício Matarazzo - hoje Palácio do Anhangabaú - pertencia ao Banco Banespa (atual Banco Santander Banespa).
Sua construção ocorreu na década de 30 e abrigava no seu interior a sede das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo (IRFM - do Conde Matarazzo). Ao todo a IRFM possuía mais de 350 empresas entre portos, estaleiros, metalurgias que ao fim da década de 80 acabaram em concordata na gestão de sua neta Maria Pia Matarazzo. A IRFM chegou a ser o maior complexo industrial da América Latina.
Atualmente o edifício é ocupado pela Prefeitura de São Paulo - a CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos) que chegou a ser proprietária do edifício o ofereceu como parte de garantia ao Banespa para pagamento de uma dívida de R$ 885 milhões que possuía junto ao banco. Posteriormente o Banespa cedeu a concessão para a Prefeitura de São Paulo pelo valor de R$ 156 milhões a serem pagos em quatro anos e ainda, tendo acordado com a mesma a possibilidade de competir pelas contas dos funcionários públicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário